Coragem para dizer “eu sou gay”

A atriz Ellen Page durante  seu discurso | Reprodução YouTube

A atriz Ellen Page durante discurso em Las Vegas | Reprodução YouTube

Como uma pessoa pública sai do armário? Bom, geralmente, isso acontece depois de alguns rumores na imprensa que acabam por encurralar uma celebridade – atores, cantores, esportistas – ou pessoa pública de qualquer esfera, como políticos, em uma situação onde não é mais possível negar a homossexualidade, bissexualidade ou transsexualidade. O fato é que nas últimas chegadas de “Nárnia”, as coisas sempre soaram como fofoca e nunca se deram de uma maneira tão adequada e apropriada como aconteceu no caso da atriz canadense Ellen Page.

Não conheço o trabalho de Page, 26 anos, e apenas sei que participou de longa Juno (2007), pelo qual foi indicada ao Oscar de melhor atriz, por interpretar o drama de uma adolescente de 15 anos grávida. Entretanto, li em muitos portais de notícias, na semana passada, que ela havia saído do armário durante um discurso em uma conferência sobre os direitos da população LGBT, na última sexta-feira (14), em Las Vegas, nos Estados Unidos.

De modo diferente, talvez pela situação e o local onde se encontrava, a fala de Page ao dizer: “E eu estou aqui hoje porque sou gay”, soou tão forte quanto os aplausos oferecidos de pé pela audiência que a ovacionou. Mais do que qualquer outra saída do armário que nós recentemente tomamos conhecimento, o que há de tão especial no que a atriz disse? Tudo, tudo o que ela disse no momento certo em que deveria dizer, diferente de outros “famosos”, que se aproveitaram da situação até para lançar livros – nada contra quem o faz.

A revelação de Page foi feita depois de uma introdução sobre os esteriótipos em nossa sociedade que insistem e nos definir sexualmente. “Eles não servem a ninguém. Qualquer um que desafie essas tão chamadas “normas” é alvo de comentários e deboche”, enfatizou ao lembrar outros colegas que tomaram a decisão de sair do armário, ligando todos os atos – inclusive o dos pais de apoiar um filho que sai do armário – a palavra coragem. Sim, coragem, o segundo sentimento que deve tomar o coração de quem vai dizer ao mundo “eu sou gay”.

O primeiro sentimento que leva a saída do armário, a própria Page descreveu em seguida: “Também faço isso de forma egoísta, porque estou cansada de me esconder e de mentir por omissão”. E quantos não estão sufocados por essas mesmas sensações, encarcerados em uma prisão sem muros que os impede de ser o que é? Há muitos, que estão enfrentando toda espécia de sofrimento e angústia por anos. Eles estão cansados, até destruídos, porém, ainda não encontraram a coragem que é preciso para mudar essa situação.

As palavras de Ellen Page são um sopro de esperança na vida de tantos jovens que não sabem como contar a seus pais, amigos e pessoas do seu convívio qual sua condição. Se eu tivesse que sair do armário hoje para minha família, sentaria eles em frente ao computador  para assistir esse vídeo e diria: “É assim que eu me sinto. É isso que tenho sofrido”.

Assista ao discurso completo de Page abaixo:

“Eu sou jovem, sim, mas eu aprendi que o amor, a beleza dele, a alegria dele. E sim, mesmo a dor dele, é o presente mais inacreditável para dar e receber como seres humanos”, disse Page com firmeza à audiência. “E nós merecemos experimentar o amor completamente, em igualdade, sem vergonha, sem transigência”.

Obrigado por me inspirar, Page. Por me dar esperança e por continuar mudando o mundo para pessoas como eu. Que sua coragem possa alcançar aqueles que estão cansados e não descobriram o caminho para sair para a vida que merecem ter.

Deixe um comentário

